MEI: Como cobrar com boleto bancário

boleto bancário MEI

O boleto bancário é uma forma aonde o MEI pode realizar cobranças de maneira mais prática e segura.

Os boletos podem ser considerados títulos de cobrança de valores pertinentes a vendas ou prestação de serviços que podem ser pagos em qualquer instituição bancária, casa lotérica ou online através do internet banking.

Por que vale a pena utilizar o boleto bancário MEI?

O boleto é uma vantagem para o MEI, pois pode facilitar a rotina do microempreendedor ao simplificar a forma como ele recebe por suas vendas e serviços prestados. Confira outras vantagens:

  • Facilidade também para o cliente e venda garantida;
  • Possibilidade de enviar o boleto bancário MEI por e-mail ou Correios, sem precisar realizar a cobrança presencialmente;
  • Oportunidade de cobrança até para quem não possui acesso a a serviços bancários.
  • Todo o trâmite é realizado pelo banco, garantindo mais segurança e controle financeiro;
  • Caso haja atraso no pagamento, pode haver a cobrança de juros automaticamente. Assim, o emissor não fica no prejuízo por receber em atraso, e a cobrança de juros ainda causa uma garantia a mais de pagamento até a data de vencimento.

Leia mais: Como registrar uma marca sendo MEI.

Quais os tipos de boleto bancário MEI disponíveis?

  • Carnê: O boleto em formato de carnê, geralmente utilizado em cobranças de mensalidades.
  • Boleto Avulso: Modelo mais comum, utilizado para realizar as mais variadas cobranças.

Vantagens do Boleto

O boleto bancário proporciona maior controle das finanças do empreendimento. Já que assim ele pode ter gerência dos valores e prazos de créditos que o mesmo tem para receber.

Além disso, a emissão do boleto funciona como uma garantia de pagamento para o emissor, pois, caso o sacado não pague, o emissor poderá protestar o pagamento.

Como emitir o boleto bancário MEI?

O MEI pode emitir boletos registrados e boletos sem registro bancário, porém a primeira opção não é tão segura já que não fornece os dados de quem está pagando e recebendo e por isso o controle do pagamento é um pouco menor.

Com a função liberada o MEI pode emitir boletos de cobrança contendo dados. Sendo eles, Razão Social, CNPJ, valores, datas, informações sobre juros, multas e dados do cliente que pagará o boleto.

Dessa forma, é mais fácil entender porque o boleto bancário MEI é uma das formas de pagamento mais utilizadas. Aproveite e faça seu negócio crescer ainda mais!

Além de oferecer mais uma forma de pagamento, o Microempreendedor atrai mais clientes. Dando mais flexibilidade e tendo ao mesmo tempo mais segurança!

Em conclusão, conte-nos se você utiliza ou pretende utilizar o boleto bancário MEI em seu empreendimento e aproveite para deixar dicas e sugestões nos comentários.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *