Como escolher o nome de sua empresa MEI

Assim que se pensa em abrir uma empresa, o nome é uma das primeiras coisas a serem consideradas, por isso, no texto de hoje iremos lhe ajudar em como escolher o nome de sua empresa MEI.

Dessa forma, na hora da escolha, alguns itens costumam ser levados em consideração. Como os valores, tipo de produto ou serviço que será oferecido, o idioma, tamanho e pronúncia.

A decisão do nome fantasia, deve ser tomada com base em pontos que despertem a curiosidade do público-alvo em relação a empresa. Ou seja, é necessário que a pessoa sinta a vontade de conhecer e adquirir o produto ou serviço que a empresa oferece. Logo, o nome alinhado com um bom posicionamento de mercado e uma identidade visual legal, irá colaborar para que o empreendimento seja um sucesso.

Lembrando que o nome fantasia não é necessariamente igual o nome da empresa. Já falamos sobre isso em um post anterior, aproveite para conferir aqui.

Agora, vamos as dicas!

como escolher o nome de sua empresa MEI

Como escolher o nome de sua empresa MEI – Qual o nome ideal?

Ter apelo entre os consumidores, se diferenciar dos concorrentes e ser fácil de ser pronunciado e escrito é o combo perfeito para um nome ideal!

Não existe uma regra que diga que um nome é bom ou ruim. No entanto nomes com grafia simples são mais fáceis de serem buscados e lembrados pelos consumidores.

Então, aqui uma boa dica é fazer um teste com familiares, amigos e potenciais consumidores. Peça a opinião deles sobre a escolha do nome e pergunte se soa agradável ou não.

O processo de decisão do nome

Além da criatividade, o processo de escolha do nome da empresa exige cautela e bom senso. Isso pois muitas vezes um nome que parece ser engraçado a primeira vista, pode gerar associações impróprias ou ter uma conotação negativa.

Dicas:

  • Procure por palavras que remetem ao seu negócio e que chamem a atenção de seu público em específico.
  • Busque por termos que descreva o seu serviço ou produto.
  • Verifique se existe algum símbolo ou figura que represente o que a sua empresa faz.
  • Confira quais são os nomes de seus concorrentes e se existe algum padrão no mercado.

Uma técnica bastante utilizada é combinar palavras e termos com sílabas que denotem alguma característica de seu produto ou serviço. Alguns sufixos como mini, gran, fast, big e extra são bons exemplos e podem ajudar o MEI que está tentando decidir o nome de seu negócio.

Portanto, outra dica legal é evitar os modismos e escolher palavras que possam ficar ultrapassadas com o tempo ou as que sejam cópias de nomes de grandes organizações. 

Nomes no idioma nativo possuem mais chances de agradar. No entanto, caso decida por nomes em outros idiomas, procure por palavras de amplo conhecimento de seu público alvo.

Registre o nome de sua empresa MEI

Sendo assim, após escolher o nome de sua empresa é importante realizar uma busca na internet e também no site do INPI  (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para verificar se se já existe outra empresa registrada com o mesmo nome.

O INPI é um órgão do governo federal que tem como responsabilidade registrar a propriedade intelectual. Seja de patentes, marcas, desenho industrial e programas de computador.

Mas depois de confirmar a originalidade do nome, é primordial realizar o registro para garantir sua propriedade sobre ele.

Negócio de sucesso MEI

Por fim, todo esse processo só é possível graças a lei do Microempreendedor Individual. Quando regularizado como MEI, o empreendedor passa a estar assegurado pelo INSS e a ter vários outros benefícios.

Leia mais: As vantagens de ser MEI.

Em suma, lembre-se que o nome de sua empresa precisa transmitir os valores da mesma. Qualidade, confiança e eficácia são pontos essenciais para o sucesso de seu negócio MEI.

Regularize seu negócio e saia na frente!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *