Marketing MEI: Confira dicas essenciais para seu negócio!

O Marketing é uma ferramenta muito importante para os negócios e com o MEI não é diferente!

Para o microempreendedor é fundamental utilizar estratégias para alavancar a sua empresa e obter resultados positivos. Por isso, hoje iremos mostrar dicas essenciais para colocar ações de marketing em prática no seu negócio. Confira:

marketing mei

Leia mais: 7 Dicas para empreender com sucesso!

Marketing MEI: Fundamentos

Primeiramente, temos que dizer que o marketing busca criar estratégias para otimizar lucros ao adequar a produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.

Por isso ele é tão fundamental em qualquer negócio, principalmente para o MEI.

Sendo assim, para alcançar seus objetivos através do marketing, existem algumas ferramentas básicas para ação:

  • Oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos do consumidor;
  • Definir um preço justo e competitivo para seus produtos e serviços;
  • Distribuí-los de forma eficiente e ágil;
  • Estabelecer uma comunicação adequada com o público (divulgação na mídia, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, newsletter, produção de vídeo, etc.).

Após entender todo o conceito e os princípios do marketing, o MEI precisa analisar também o comportamento dos consumidores. Afinal, é dessa forma que ele irá conseguir atraí-los levando em conta os seus gostos e necessidades.

É importante buscar sempre entender o seu público alvo e criar conteúdos que visem uma relação mais próxima, criando uma vínculo entre consumidor e marca/empresa.

Isso pois em meio a tantos negócios, para se destacar o seu precisa ser lembrado, então, nada melhor do que tratar seu público de forma especial, fazendo-os se sentirem especiais.  

Dicas valiosas de marketing para o MEI

Fidelização de clientes

O marketing é uma ciência baseada no estudo dos consumidores. Ao analisar o mercado as ações de marketing podem ser definidas, por isso é importante que o profissional acompanhe seus clientes, estude seus concorrentes e esteja ciente do comportamento de seu público alvo.

Basear decisões em fatos

Decisões precipitadas ou baseadas em achismos podem acabar gerando resultados negativos. É de suma importância que todas as decisões sejam fundamentadas em fatos!

Saiba filtrar os resultados

Todos os dias, milhares de novas informações são apresentadas, por isso, é essencial que você saiba filtrar o que realmente é importante para o seu negócio. O marketing é um exercício de associação, sendo essencial analisar o que você pode aproveitar.

Afinal, nem tudo o que dá certo para um negócio pode dar certo para outro, pois públicos e nichos diferentes pedem por ideias diferentes.

Análise da concorrência

A grande maioria dos mercados estão no caminho para a saturação e por isso estão competindo por fatias cada vez menores de mercado.

Por esse motivo, o marketing de fidelização torna-se mais importante do que o marketing de conquista. Sendo assim, o MEI deve estar sempre a frente da concorrência, mantendo-se atento as ações de seus concorrentes.

Inovação no Marketing MEI

É preciso estar ciente que cada ação inovadora envolve riscos. Portanto, é analisar todos os benefícios e riscos de cada ação, para evitar que o investimento seja perdido.

Então, confira algumas dicas para inovar com segurança:

  • Segmente o mercado para se especializar em uma categoria específica de consumidores;
  • Posicione o seu mercado para assim encontrar uma área própria entre os concorrentes;
  • Utilize a internet e as redes sociais ao seu favor, destacando traços específicos de seus produtos e serviços.

Mantenha-se em constante crescimento

Nunca se acomodar é uma das chaves para o sucesso! É importante sempre buscas melhorar para satisfazer seus consumidores. É necessário pensar além da venda, um bom atendimento pós-venda, por exemplo, é super eficiente para garantia que o cliente volte a fazer negócio.

Viu só, como o Marketing para MEI não é um bicho de sete cabeças? O Microempreendedor Individual precisa estar antenado, sempre estudando e disposto a melhorar!

E claro, é preciso manter o seu MEI em dia. Para isso conte com a ajuda do MEU MEI em caso de registro, baixa e alteração no seu CNPJ MEI, resolvendo todos trâmites com maior facilidade e sem burocracia, tendo mais tempo para se dedicar as ações de marketing!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *