Ramo de atividade MEI – Saiba quais são as atividades permitidas

Primeiramente, o ramo de atividade é o que define a área em que a sua empresa MEI irá atuar. É a partir disso que o microempreendedor pode determinar o serviço que irá oferecer ou o produto que irá vender. Sendo assim, o ramo de atividade é a primeira coisa que o futuro MEI deve decidir antes de abrir seu negócio!

Pontos a serem levados em consideração:

Na hora de decidir, o empreendedor deve levar alguns pontos em consideração. Sendo assim, qual a atividade que gosta, a área na qual possui mais afinidade ou até mesmo um conhecimento técnico sobre o ramo que deseja empreender.

ramo de atividade mei

Dentro dos ramos existem algumas subcategorias que auxiliam na definição. Confira:

Ramo de atividade MEI: Quais são?

Existem os 3 principais nichos, sendo eles a indústria, o comércio e a prestação de serviços.

Dentro da indústria estão os negócios que transformam matérias-primas em produtos. No entanto, no comércio estão os empreendimentos que vendem mercadorias diretamente ao consumidor ou para vender ao varejista (comércio atacadista).

Por último, a prestação de serviço são aquelas atividades que não oferecem mercadorias, então ofertam o próprio trabalho ao consumidor.

Como definir o ramo de atividade MEI

Para te ajudar a escolher o ramo de atividade de seu negócio MEI, separamos algumas dicas. Veja:

Gosto pessoal

A satisfação pessoal de trabalhar em um negócio na qual você se identifica é muito gratificante. Afinal, ao fazer uma atividade que se gosta, ela é executada com mais tranquilidade e dedicação.

Leia mais – MEI: Como cobrar com boleto bancário

Conhecimento

Para ter sucesso um negócio, o mínimo que se espera é que você saiba como ele funciona. O nível de conhecimento pode variar dependendo da área, mas entender do assunto é essencial na hora de escolher seu ramo de atividade MEI.

Público Alvo

Entender o seu público alvo e atender os desejos e necessidades do mercado consumidor é primordial. Isso pois antes de investir seu dinheiro é preciso realizar uma pesquisa de mercado para saber como seu público irá reagir ao seu negócio.

Concorrência

Nessa etapa de escolha do ramo de sua atividade MEI, na pesquisa de mercado, a análise da concorrência também deve ser um ponto a ser estudado. Afinal de contas, conhecer as outras empresas na qual você vai disputar o mercado é uma oportunidade para se diferenciar e sobressair.

Investimento

Você sabe quanto irá investir para abrir o seu negócio MEI? O planejamento financeiro te mostra o se a ideia é arriscada ou não, se é necessário pedir um empréstimo e nesse caso, se conseguirá pagar as parcelas. Portanto, o importante aqui é não começar o seu empreendimento com problemas financeiros!

Pensamento a longo prazo

Faz sentido abrir sua empresa MEI nesse momento, mas será que ela ainda será relevante no futuro? Será que os avanços tecnológicos ou novos modelos de negócio pode quebrar o seu empreendimento? Dessa forma, tenha esse pensamento em mente na hora de decidir o seu ramo de atividade MEI e olhe sempre para o futuro.

Ramo de atividade MEI: A escolha

Depois de analisar todos esses pontos é hora de decidir! Assim você estará mais preparado e começará o seu negócio muito mais confiante e com altas chances de sucesso!

Então, o próximo passo é a formalização. Nesse caso, se você está querendo se formalizar e se tornar um MEI, nós podemos te ajudar!

Para te ajudar nesse processo, nós do MEU MEI te assessoramos nesse momento e resolvemos todos os trâmites de maneira fácil e sem burocracia. Além do serviço de registro, também realizamos alterações e baixa do CNPJ MEI. Em suma, não perca a oportunidade de se tornar um MEI de maneira descomplicada!

Share this post

Comments (2)

  • Marcos Vinicius fraga milanezi Reply

    Estou precisando do meu CNPJ que vocês me prometeram em ate 24h ja see passaram 6 dias e nada ainda mando varios emails e vcs nao respondem

    22 de agosto de 2019 at 11:09
    • nayara Reply

      Boa tarde Marcos!

      Para um atendimento personalizado, fale diretamente com nossa equipe de atendimento pelo Whatsapp (62)99835-9201/ (62)99639-0925 ou por e-mail: [email protected]

      22 de agosto de 2019 at 13:40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *